Correio Popular Notícia


FENABAN
Acaba a greve dos bancários em Rondônia

Data da notícia: 26/09/2012
Foto:

(Da Redação) Em assembleia geral encerrada no final da tarde hoje (26), na sede do SEEB (Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia), em Porto Velho, os trabalhadores decidiram, por maioria de votos, aceitar as propostas apresentadas na última terça-feira (25), em São Paulo, pela FENABAN (Federação Nacional dos Bancos) ao Comando Nacional e, com isso, encerrar a greve dos bancários em Rondônia.
As assembleias gerais aconteceram simultaneamente em todo o país e a decisão dos mais de 130 sindicatos filiados à CONTRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) também foi pela aceitação da nova proposta dos bancos e pelo fim da paralisação nacional.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120927-150.jpg[/IMG]A assembleia serviu para apresentar os pontos aprovados pelo Comando Nacional, com ganhos de na parte econômica, que eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores (aumento real de 2.02%); para 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação (ganho real de 2,95%); e para 10% no valor fixo da regra básica e no limite da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
?Os índices, como podemos ver, não alcançam nossas reivindicações iniciais, mas já representam um grande avanço, considerando o tempo da greve deste ano comparada aos dos anos passados. Em 2011 foram 17 dias de greve e no ano passado, foram necessários 21 dias, confirmando a maior greve dos últimos 20 anos, para que os banqueiros voltassem a negociar. Agora, chegamos a uma semana e já forçamos os bancos a apresentarem uma nova proposta?, comentou José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.
O diretor da Regional Vilhena, Sidnei Celso, disse em seu discurso que a proposta inicial, na assembleia geral que decidiu pelo começo da greve, no último dia 12/9, era de que esta seria a Greve dos Comissionados, mas não foi o que aconteceu.
?Infelizmente vimos muitas agencias fechadas, até mais do que na greve do ano passado. Contudo, mesmos com as agencias fechadas, muitos colegas estavam lá dentro, trabalhado e produzindo para os bancos. O que posso dizer, então, é que, considerando a força da greve e a não participação de muitos, estes índices, embora não sejam iguais aos que queríamos na pauta de reivindicação, representam sim um avanço?, comentou.
O presidente José Pinheiro também confirmou que os índices apresentados pela Fenaban, nesta proposta final, correspondem ao que representou a greve em todo o país.
?Sim, fechamos mais agencias do que no ano passado, mas alguns continuaram trabalhando, comprometendo a força do movimento. Ora, as conquistas de uma greve se devem à força dessa mesma greve?, disparou.
A votação pelas cláusulas gerais da Fenaban foi aprovada pela maioria dos presentes à assembléia, com apenas 8 contrários e 2 abstenções. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1504 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.